sábado, 27 de novembro de 2010

Nova densidade magnética promete discos de 24TB

Pesquisadores da Universidade de Kyoto e do Tokyo Institute of Technology, em parceria com a Hitachi e a New Energy and Industrial Technology Development Organization (NEDO) no Japão, anunciaram que desenvolveram uma nova técnica para aumentar significativamente a densidade de informação armazenada por um suporte magnético, tais como bandejas de nossos discos rígidos.

3,9 Tbit por polegada quadrada

Usando polímeros capazes de organizar automaticamente para criar estruturas magnéticas de apenas 12 nm, estes pesquisadores foram capazes de chegar a uma densidade de 3,9 Tbit por polegada quadrada, ou cerca de oito vezes a densidade atual dos discos rígidos mais recentes. Na prática, uma vez que o processo de fabricação industrial, as unidades recebem este novo tipo de densidade o que pode permitir o desenvolvimento de discos de 3.5 polegadas com capacidade de 24 TB ou modelos com 2.5 polegadas de 8 TB. É claro que essas unidades não são esperadas pra tão logo …

Essa nova tecnologia deve ser apresentada na Conferência da Sociedade de Pesquisa Material a ser realizada de 29 de novembro a dezembro 3, em Boston.

imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário