quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Microsoft escolhe AMD Fusion II para o XBOX 720

A Microsoft lançou o seu XBOX original em 2001. A imprensa na época, recebeu as especificações técnicas deste console como sendo hardware da AMD na noite anterior ao lançamento. Mas na manhã do lançamento, era a Intel que estava presente no console. A Nvidia sempre teve preferência para a parte gráfica do XBOX, mas de última hora foi escolhido que o Pentium seria o CPU, o que causou muita confusão.

imagem


Ficaram famosas as reclamações da Intel de que não conseguia margem de lucro alguma nos CPUs que vendia para a Microsoft e estava tendo que considerar o projeto todo como caso de puro marketing e fortalecimento da marca, pois eram as únicas vantagens que podia tirar disso. Houve também muitos atritos entre a Nvidia e a Microsoft durante o projeto. O mais famoso foi quando, praticamente no final do projeto, a Microsoft pediu para a nvidia listar todos os problemas que teve com o hardware e como ela fez para consertá-los, o que a nvidia prontamente recusou a fornecer, alegando que isso era propriedade intelectual da nvidia e não poderia ser dividido com "gente de fora".
Devido a estas péssimas experiências, a Microsoft resolveu ignorar a Intel na escolha do CPU para o XBOX 360 e escolheu um processador triple-core da IBM chamado Xenon, que é produzido pela GlobalFoundries. Originalmente em 90nm, agora é desenvolvido em 45nm.

imagem


Na parte gráfica, tanto a Sony como a Microsoft foram muito mais exigentes do que tinham sido com o PS2 e o XBOX. Enquanto a Nvidia forneceu para a Sony um chip similar ao presente na Geforce 7600GT, com gráficos em DX9, e performance parecida com a da Geforce GT220 de hoje, a Microsoft recebeu da ATi um derivado do R600 chamado Xenos, com performance próxima a da Radeon 1900, mas pronto para o DX10. As duas escolhas aparentemente foram boas e as vendas dos dois consoles estão satisfatórias.

imagem


O ponto de partida dessa história é o XBOX360 "S". Aparentemente ele é a mesma coisa dos outros. Mas agora, o CPU e o GPU estão integrados no mesmo chip, fornecido pela GlobalFoundries. O ultimo golpe contra a intel em escolher a AMD para o novo console seria um conflito de "controle" que a Intel tem com a Microsoft. Outrora chamada de WinTel, agora existem rivalidades claras entre a Microsoft e a Intel.

Para a Intel, o grande problema é o DirectX. Não há dúvidas de que o uso pela Microsoft de uma API como o DirectX para controlar a interface entre o hardware complexo e o sistema operacional sempre foi sinônimo de estabilidade para todos, além de ter divertido bastante vários desenvolvedores de drivers ao redor do mundo. Mas, a pergunta aqui é: O DirectX ainda é necessário? É possível se conceber um mundo onde a Intel oferece computação em escala Tera para as massas por preços muito, muito baixos e todos os programas são escritos e executados em x86 puro? O ex-executivo da Intel, Pat "Kicking" Gelsinger, disse exatamente isso quando foi entrevistado em 2007. "Todo o seu computador agora nos pertence.", foi basicamente o que entendemos dessa entrevista.

As grandes vantagens que a Radeon e a Geforce sempre terão sobre a Intel serão os drivers. As melhores equipes de desenvolvimento de drivers já trabalham para Nvidia e AMD, e tudo que a intel faz é correr atrás do prejuízo, e isso é algo que ela não gosta de fazer. Mas o modelo de desenvolvimento de negócios te dá outra opção: Se você não pode se adaptar a um determinado ambiente de mercado, mude-o. E é isso que se livrar do DirectX iria fazer. Logicamente, temos certeza que a Microsoft não iria gostar nem um pouco de ver sua maravilhosa API que obriga todos a ficarem presos ao Windows se quiserem jogar os melhores jogos desaparecer, e daí vem toda a confusão.

Então escolher a Intel para o XBOX 720 é obviamente um claro "não" para a Microsoft e a experiência que ela teve com a nvidia foi muito pouco interessante. Ao mesmo tempo, a Microsoft tem um único chip, o "Fusion" no XBOX360, sendo provido pela GlobalFoundries, e está tudo indo muito bem.

imagem

Fusion do Xbox 360 "S"

Então, como em time que está ganhando não se mexe, continuar com a AMD para o próximo console é basicamente certo. Os designs iniciais do Fusion estão indo muito bem, mas o potencial total do chip não será atingido até o fim do ano que vem. Baseado nos comentários de pessoas como Chekib Arkrout, gerente geral de produtos da AMD, de todos os designs feitos até agora para o XBOX 720, o que será usado provavelmente será o AMD Krishna. Esse chip será produzido pela GlobalFoundries, em 28nm, no processo "high-k gate first" (processo este originalmente introduzido pelos co-inventores Toshiba, IBM e, ironicamente, Sony). O único problema real que o XBOX360 teve foi o barulho/calor gerado, que deve ser rapidamente resolvido pelo AMD Krishna.

Pelo andar das coisas, é esperado que o XBOX720 seja lançado no fim de 2012, provido que não haja nenhum problema no processo de fabricação da GlobalFoundries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário